Follow by Email

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ENTÃO, VAMOS À DICA #1 GASTRONOMIA

Congro sobre risoto al pesto. Restaurante El Patio de Mi Casa, Puerto Varas. Bom, bonito e barato. Esse restaurante é demais!

Depois de tantos pedidos, telefonemas, sms...vamos às dicas de culinária!!! Ou melhor, das comilanças! Quem me conhece de perto sabe o quanto eu gosto de comer...e muito! Sou boa de garfo, prato, faca, colher etc etc etc.
Para começar é importante lembrar que o Chile possui grande extensão litorânea. Sendo assim, claro que não dá para sair de lá sem apreciar as maravilhas do mar nos menus (ou carta) do nosso país vizinho. Eu adoro um peixe que se chama congro, também servido nos restaurantes brasileiros, mas muito mais comum por lá. A carne é bem branca e suave! Existem várias opções de comê-lo, inclusive em sopa (que eu não recomendo). Atum é uma carne muito apreciada e diferenciada. Nada de enlatados, cheiro de conserva...nada disso! Servido em posta grelhado é uma aposta certa, com o acompanhamento que preferir, o que significa, quase sempre, pure de batata rsss. Salmão não reparei tanto em Santiago, mas em compensação comi um em San Pedro de Atacama que até hoje guardo na boca o gostinho daquela combinação incrível de macarrao de arroz, salmão grelhado e vegetais salteados (que eu tentei fazer a receita em casa rsss). Não esquecendo dos camarões, aproveite para deliciá-los como recheio das empanadas (pasteis). Finalizando as dicas de frutos do mar, você já comeu lagosta? Então, no Chile se come muito um "bicho" chamado centolla (caranguejo grande), sua carne é macia e não é salgada (por isso não é meu preferido).
Mas o Chile não é só mar. Também possui criação de gado e, portanto, é bem servido de carne vermelha! Vai um lomo a lo pobre? Eu adoro! É um prato de peão com arroz, ovo, batata frita e lomo (file mignon - só que muito melhor do que no Brasil, o por quê eu não sei). Pratos com cordeiro, costela de boi ou porco também são uma delícia.
Para não dizer que não comentei, tem ainda um prato que se chama Curanto, típico da Ilha de Chiloé, que é uma combinação bombástica! Imagina um prato do tamanho de 3x o nosso, com todos os mariscos de todas as cores e sabores, que podem ser degustados colocando um pouco de molho (tipo vinagrete, só que mais temperado) - fiquei pensando se não era para disfarçar o sabor...eca! Nesse prato ainda tem um pedaço de frango (o que tem a ver, não é?), salsichão kkk e dois pães de batata amassados e regados no caldinho onde foi preparado isso tudo argh.

Curanto. Restaurante El Cangrejo em Castro, Ilha de Chiloé. O restaurante é simples e uma delicia, essa escolha que não foi a mais acertada! O que fazer, caro viajante? Queria conhecer todas as delicias do pais!

Ahhh ia me esquecendo do Pastel Choclo! Gente, é pessimo! Não façam como eu que vou provando tudo que é diferente, principalmente no nome. O problema não foi o restaurante, mas sim o pedido. Para quem não sabe (como eu) pastel é como se fosse um bolo, empadão...e choclo é milho! Ou seja, um bolo de milho recheado de carne e é adocicado! putz....não tinha nada a ver comigo!

La Carta (menu) do Restaurante Las Delicias de Carmen em San Pedro de Atacama. Estupendo! Provem a opção Costillar Cerdo, bem melhor do que o Pastel Choclo

Fugindo das tipicalidades chilenas, sou obrigada a falar da melhor pizza que já comi na vida foi em San Pedro de Atacama. Comi tanto que assinei meu nome na pizzaria....tá lá para conferirem!

O dono da pizzaria de San Pedro de Atacama! Não aguentei e tive que tirar essa foto!

Para terminar, não posso esquecer de comentar que o Chile é uma país onde as pessoas apreciam a comida e suas combinações. Normalmente, são servidos couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Tudo na medida certa e o melhor é que não se paga a mais por isso...esse é como se fosse o feijão e arroz deles! Ahhh...e ao contrario do Brasil, lá você não espera 40m por um pedido. Pediu, chegou!
Para beber??? que tal um vinho?

Na Minha próxima postagem seguem a lista de restaurantes que eu visitei e aprovei!!!






8 comentários:

  1. Raquel
    Hum... Amo comer peixes!
    Sua dica foi muito prazerosa para o meu olfato mas queria que fosse o pladar. Amo saber de culinária! Até parece que eu sou glutona kkkk
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oiiii..ahhh,amei comer as centollas...justamente por seu sabor se assemelhar a lagosta,não tão salgado!!Adorei,nhaaam! rsrs..ma suma coisa la que não curti foi a tal da palta..blagh,eles poem abacate em tudo,menina..até no pão!
    mas olha,confesso que ando com tanta saudade do Chile que encarava a palta agora numa boa..kkkkkkkkkkkkkkkk..beijos!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaah Raquel!
    Mandou muito bem!
    Quanto prato diferente, hein?! Nunca ouvi falar da maioria, mas alguns são feitos em vários restaurantes no Brasil, como os empanados. Eu acho muito bom!
    Mas quanto à receita com salmão, vc conseguiu fazer? hahaha...
    Ótimo o post!
    beijos =*

    ResponderExcluir
  4. Oieee Raquel, vc me passou seu blog na comunidade e eu vim aqui pra dar uma bisbilhotada.. hihihi Adorei seu blog, e queria sua ajuda no meu roteiro. Bom vou ficar 10 dias no chile de 30 de Out à 09 de Nov, queria uma ajuda sua sobre o roteiro. Pretendo fazer Santiago, Viña del mar, Valparaiso e Pucón ( pq fiquei sabendo que nesta epoca em Pucon ainda tem neve) e eu quero ver MTAAAAAAA NEVE :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo rsss posso te ajudar sim! me manda seu email para conversarmos melhor.
    o meu é rcampanatedeazevedo@gmail.com
    abraço e obrigada pelo elogio

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ótimo relato, já me deu fome.
    Mas ficou faltando o nome da pizzaria. Se puder me passar.....
    Obrigado.

    ResponderExcluir